Novidades

10 anos depois: Confira 10 filmes que marcaram 2007

Por PH Dias

O ano de 2007, dentro do Brasil, foi marcado por um grande evento esportivo: os jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Porém, foi um grande ano para as obras cinematográficas, com uma versatilidade de filmes muito grandes, sendo alguns verdadeiras obras primas: filmes de comédia, bem como um suspense ganhador do Oscar. Uma bela forma de relembrar o que foi lançado há 10 anos. Só ressaltando que a toda lista é pessoal e com certeza vai faltar filmes que fizeram sucesso naquela época, como Transformers. Mas o intuito é mostrar os melhores filmes daquele ano e que marcaram de alguma forma o cinema mundial e nacionalmente, segundo a opinião do autor, é claro.


1 - Onde os Fracos Não Têm Vez


O que falar desse filmaço, escrito e dirigido pelos grandes Irmãos Coen. Um filme com uma história sobre acertos de contas, nos quais não existe bonzinho ou vilão, e sim personagens brigando pelos mais variados interesses. Destaque para a fotografia de Roger Deakins, mostrando as várias paisagens do Texas, como também a grande atuação de Javier Bardem, fazendo o papel de um dos serial killers que deixou toda e qualquer plateia em choque, o Anton Chigurh. E como consequência dessa grande atuação, veio um oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Sem falar que a película é ganhadora de mais 3 Oscar, entre eles Melhor Diretor, Filme e Roteiro.

2 - Sangue Negro 


Essa é a obra prima que prometi na introdução. Um filme que consegue discutir como a ganância e a busca pelo enriquecimento e o poder podem cegar um ser humano, transformando ele em uma pedra (no sentido de falta de sentimento). Acompanhado também da grande direção de Paul Thomas Anderson, que filma desde o plano sequência inicial até a cena de uma celebração de uma missa de maneira objetiva. Claro que não podemos nos esquecer de uma das melhores interpretações de Daniel Day Lewis: ele é o Daniel Plainview e construiu um personagem muito rico e ao mesmo tempo desumano, tanto que essa performance foi premiada com um Oscar de Melhor Ator. Destaque para a cena em que ele bate no personagem do Paul Dano.

3 - Juno


Um dos filmes de menor custo daquela época, que conseguiu um lucro bastante proporcional a sua qualidade. Uma obra que mostra de maneira muito lúdica e sarcástica a questão da gravidez na adolescência, como também as aventuras de uma jovem grávida passando por uma série de situações e dilemas quanto à responsabilidade e até à questão social. Foi o trabalho que revelou para Hollywood a grande Ellen Page, e porque não um dos atores mais divertidos de sua geração, Michael Cera.

4 - Chumbo Grosso 


Uma das melhores comédias daquele ano. Um filme que consegue misturar suspense, ação e ao mesmo tempo render cenas hilárias. Uma grande obra de Edgar Wright que formou a famosa Trilogia do Corneto, e esse é o segundo filme. Destaque para as boas cenas da relação entre o personagem de Nick Frost e Simon Pegg, um dos pontos altos do longa.

5 - Super Bad: É Hoje 


Outra comédia na lista. Um filme com uma temática igual às obras de adolescente americanas, só que tocando em temas muito mais interessantes e explorando-os de maneira engraçada, como: a primeira vez, bullyng, provar seu valor em um meio social que não acredita na sua capacidade de se dar “bem” na vida. E tudo isso passando pelos personagens mais marcantes, entre eles: Seth, personagem que revelou Jonah Hill para Hollywood, Evan, Michael Cera aparecendo de novo, e Christopher Mintz-Plasse, o famoso MClovin.

6 - 300 


Claro que tinha que ter um filme de super-herói. E esse é mais do que especial, pois é uma das primeiras adaptações em quadrinhos para o cinema com restrição de 18 anos. Um filme corajoso, marca do seu diretor Zack Snyder. Uma fotografia sombria, personagens muito ricos e temas bastante complexos, como a guerra e os seus efeitos na personalidade de uma pessoa. E não podemos esquecer a atuação de Gerard Butler como Leonidas, e também o nosso grande ator brasileiro: Rodrigo Santoro, interpretando Xerxes, e assim fixando-se de vez em Hollywood.

7 - Tropa de Elite 


Abrindo espaço para o nosso cinema brasileiro, não podemos deixar de mencionar essa grande obra que nos representou no Festival de Berlim e ganhou o Urso de Ouro em 2008. Um filme que mostra muito bem a realidade dos policiais e de um todo sistema corrompido que não ajuda a desenvolver o Brasil em nada. Destaque claro para a direção de José Padilha, que consegue implementar cenas de ação muito bem filmadas, como também o drama de todo um treinamento para ser “caveira”, bem como a grande atuação de Wagner Moura interpretando um personagem forte e rico: o lendário Capitão Roberto Nascimento.

8 - Ratatouille 


Não podemos esquecer do estúdio que todo mundo ama, a Pixar e a sua facilidade de fazer crianças e adultos chorarem. E não é diferente com esse filme; uma história linda de relação e superação aos acontecimentos da nossa vida. Uma obra que nos ensina a compartilhar o que nos mantêm vivo como seres humanos: o amor.

9 - Senhores do Crime 


Outro excelente filme na lista, que em alguns anos pode virar uma obra prima. Uma película sobre gângster muito bem conduzida pelo grande diretor David Cronenberg, com temas bastante delicados sobre a família, crime organizado, a violência da nossa sociedade em geral e prostituição. Destaque para as grandes atuações de Viggo Mortesen, Naomi Watts e Vincent Cassel.

10 - O Ultimato Bourne


Por fim, e não menos importante, uma das obras que mudaram o jeito de se filmar e fazer filmes de ação na atualidade. Uma película com um ritmo muito bem acelerado, objetivo e rico de temas que nunca antes a sociedade americana tinha falado antes do 11 de setembro, seja ele espionagem, terrorismo e conspiração contra outros países. Um destaque especial para as cenas de luta protagonizadas por Matt Damon, como também a direção cativante de Paul Greengrass

Um comentário:

  1. Para mim Naomi Watts é uma excelente atriz. O filme Referem do Medo me manteve tensa todo o momento, No elenco vemos Naomi Watts,e éste é umo dos melhores filmes com Naomi Watts uma das atrizes mais reconhecidas de Hollywood que fazem uma grande atuação neste filme. Realmente a recomendo.

    ResponderExcluir