Novidades

Peaky Blinders: nunca atrapalhe os negócios dos Shelbys

História baseada em fatos reais de uma família de gângsters ingleses do século XX


POR GABRIELLE BORGES E INGRID TORRES


Os Peaky Blinders ,“os reis de Birmingham” (Foto: Reprodução/Google)

Ambientada na Inglaterra após a Primeira Guerra Mundial, mais precisamente na cidade de Birmingham, que vive as mudanças da Revolução Industrial, a série Peaky Blinders retrata a vida da família Shelby e a gangue liderada por eles. A máfia é o ponto chave no desenvolvimento da história. Além disso, o roteiro traz questões históricas e sociais e, ainda, de como uma guerra pode ser autodestrutiva para um ser humano. Seus personagens adquirem estresse pós-traumático ao retornarem do campo de batalha, o que acaba influenciando diretamente suas relações pessoais. O comunismo é um dos principais temas abordados, como também a venda ilegal de bebidas alcoólicas.

A história passa pelo crash da bolsa de valores à ascensão do fascismo na Europa. A trilha sonora, a fotografia e a construção dos personagens só contribuem para que Peaky Blinders seja uma das melhores séries do século XXI. Produzida pela BBC e distribuída pelo serviço de streaming Netflix, o seriado é um dos mais premiados pela Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas (BAFTAs). E se você nunca parou para pesquisar sobre a série ou teve preguiça de assistir ao trailer, aqui vai uma ajudinha: separamos as frases mais icônicas para que você conheça um pouco a história e se sinta motivado(a) a assistir. 

1. “Don’t fuck with the Peaky Blinders”

Tradução: “Não f*** com os Peaky Blinders

Sempre repetida por Arthur Shelby (Paul Anderson) e Tommy Shelby (Cillian Murphy), essa frase se torna a marca da família gângster e mostra como eles são realmente unidos. Todos os projetos que montam só dão certo porque estão sempre juntos, em família. Os Shelbys não confiam em ninguém exterior à família e os segredos são mantidos por esse laço; queiram ou não, eles sempre protegem os seus e fazem de tudo para se ajudarem, independente do que aconteça. É aquele ditado: “A união faz a força”.

Família Shelby e seus principais líderes (Foto: Reprodução/Google)

2. “By order of the Peaky fookin’ Blinders”

Tradução: “Por ordem dos Peaky Blinders, c******

Os Peaky Blinders são muito violentos e dominam a cidade onde vivem. A expressão acima representa bem o tamanho do poder deles e o quão temidos são, pois tudo que eles ordenam é acatado sem questionamento. Apesar da série ser retratada do ponto de vista dos gângsters,  fazendo com que o espectador se apegue aos personagens, temos de reconhecer que não seria esperado menos violência de uma gangue.

Os gângsters que formam os Peaky Blinders (Foto: Reprodução/Google)

3. “Who’s gonna stop us? Nobody”

Tradução: “Quem vai nos parar? Ninguém

Esta aqui mostra a firmeza que os Peaky Blinders possuem, porém de um jeito diferente. É a partir desse questionamento ousado que a família Shelby mostra toda a sua ambição. Eles não medem forças para chegarem onde querem, principalmente o líder da gangue, Tommy Shelby. Os mafiosos não têm escrúpulos quando o assunto é expandir os negócios e ganhar mais dinheiro, fazendo o que for preciso, matando quem quer que seja para alcançarem mais poder e fortuna.

Tommy Shelby e seus companheiros (Foto: Reprodução/Tenor)

4. “You can change what you do, but you can’t change what you want”

Tradução: “Você pode mudar o que faz, mas não pode mudar o que quer

Tommy Shelby, líder da família Shelby
e dos Peaky Blinders
(Foto: Reprodução/Pinterest)
Dita pelo protagonista e líder da gangue, Tommy Shelby, essa citação casa muito bem com a personalidade e habilidade de estratégia do personagem. Ele sempre monta um plano, e se não der certo por algum motivo, Tommy sempre tem um plano B - ou até C -, estando sempre preparado para qualquer coisa e nunca desistindo do seu objetivo, por mais difícil que seja.

5. “All religion is a foolish answer to a foolish question”

Tradução: “Toda religião é uma resposta estúpida para uma pergunta estúpida

Um ponto mais delicado, que não é abordado com tanta seriedade na série, contudo valeria um debate fora dela, é pontuado aqui. Naquela época, a maioria da população ou era católica ou protestante, e os Shelbys são ciganos, portanto, esse fato sempre era usado como motivo de chacota pelos seus inimigos. Recebendo apelidos como “ciganinhos” ou “bruxas” - para as mulheres -, eles são inferiorizados pelos seus adversários constantemente, o que mostra uma grande intolerância religiosa presente no início do século XX.

6. “Why should boys have all the fun?”

Tradução: “Por que só os garotos devem ter toda a diversão?

Com mais esta frase icônica, a série traz um assunto extremamente importante: feminismo. Polly Gray (Helen McCrory), tia dos líderes da máfia, é a mulher mais forte e importante da família. Ousada e defensora dos direitos das mulheres, sempre tomando decisões importantes dentro da gangue e sendo o pilar principal de Tommy Shelby, ela está sempre fazendo o que quer sem que ninguém a impeça. Além da Polly, há outras mulheres que fazem parte da família Shelby e da máfia, e não pense que elas não têm um papel importante, pois têm, sim: elas fazem parte da administração, da gerência financeira, sabem os segredos, os planos e tomam decisões importantíssimas para o funcionamento da organização. Os Peaky Blinders são vistos como modernos por terem a presença de tantas mulheres, o que torna a série instigante e muito interessante, até porque, quem disse que ser gângster não é coisa de mulher?

Polly Gray, a primeira, da direita para a esquerda, e outras mulheres da gangue (Foto: Reprodução/Pinterest)

7. “I warn you, I’II break your heart”

Tradução: “Te aviso, vou partir seu coração

Grace Shelby (Annabelle Wallis) é umas das mais importantes personagens femininas da história. Ao contrário das mulheres daquela época, que eram vistas como inferiores, Grace mostra que vai cumprir seu objetivo perante a gangue mais temida de Birmingham, Inglaterra. Com seu jeito doce e ao mesmo tempo determinado, não se abala facilmente por ameaças. Vai conquistando o líder da gangue e adentrando cada vez mais no mundo perigoso da máfia. O seu coração fica dividido entre o amor que sente por Thomas Shelby e seu dever como oficial do governo inglês. O romance irá longe ou será uma tragédia anunciada?

Grace, agente do governo inglês (Foto: Reprodução/Google)

8. “Brave is going where no man has gone before”

Tradução: “Admirável é estar indo aonde nenhum homem foi antes

Ambição é uma palavra que descreve muito bem os Peaky Blinders. Não importa se é vilão ou mocinho, se ficar no caminho deles certamente irá se arrepender. Eles não medem esforços para conseguir o que tanto almejam. Ninguém escapa de ser usado pela gangue, mesmo que seja um membro ou irmão do chefe. Com jogos, principalmente de corridas de "Cavalos", o grupo procura ascender no mundo da máfia e da alta sociedade inglesa, para mostrar que uma família do subúrbio consegue estar entre os poderosos. Até que ponto pode chegar a ambição dos Peaky Blinders?

Família Shelby em ascensão na alta sociedade inglesa (Foto: Reprodução/ BBC Two)

O icônico Alfie Solomons
(Foto: Reprodução/Pinterest)

9. “Intelligence is a very valuable thing, innit, my friend? And usually it comes far too fucking late”

Tradução: “Inteligência é uma coisa muito valiosa, não é, meu amigo? E, geralmente, chega tarde demais

Alfie Solomons (Tom Hardy) é um dos personagens mais icônicos da série. Chega para abalar a vida dos mafiosos que já conseguiram ir bem longe nos planos de se tornarem cada vez mais poderosos. Dotado de um cinismo e um humor bastante ácido, Alfie consegue ser odiado e amado ao mesmo tempo. O excêntrico judeu é uma pedra no sapato do gângster Tommy. Será que finalmente os Shelbys encontram um mafioso mais perigoso do que eles, meu amigo?



10. “Those of you who are last will soon be first. And those of you who are downtrodden will rise up” 

Tradução: “Aqueles de vocês que são os últimos em breve serão os primeiros. E aqueles que são oprimidos se levantarão

Lealdade, bravura e confiança, é assim que Tommy mantém seus aliados perto de si. A lealdade é o que transforma os mafiosos em lenda.  Seus companheiros na luta raramente irão trair, sempre lutando lado a lado, não importa qual seja o perigo. Bravura é essencial; pessoas covardes não entram para a gangue. Eles não têm medo de nada! A morte, que parece algo temível para qualquer pessoa, é ignorada por eles. Arthur Shelby  é a pessoa mais confiável, apesar de ser um homem bastante violento; mostra-se sempre verdadeiro, confiando cegamente no seu irmão, Tommy, e nas suas promessas.

Os chefes da máfia (Foto: Reprodução/Giphy

Um comentário: